O VALOR em Proteger a sua Marca

Por diversas vezes eu comentei aqui a importância de investir em pessoas, em processos e recentemente versei um pouco sobre o quão importante é ter ferramentas de planejamento para garantir o crescimento das organizações. No entanto, existem outros aspectos dentro das empresas que merecem atenção especial e um deles refere-se à Proteção das Marcas.

O fato é que a marca em algumas empresas tornou-se um ativo com valor próprio e em muitos casos a empresa só existe por causa dela. Ou seja, o produto em si não é mais o fator relevante para a empresa ter sucesso, mas sim a marca que ele leva estampada.

Captura de Tela 2017-06-04 às 23.03.35Por esta razão, torna-se fundamental planejar o futuro das empresas tendo as suas marcas protegidas. O que muitos podem achar uma tarefa para poucos na verdade é até simples. Basta registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão que regula as marcas em nosso país. Existem inúmeras empresas especializadas nesse serviço e que podem auxiliar nessa caminhada.

O importante é que, tendo noção sobre esses aspectos que envolvem as marcas, as empresas podem evitar problemas futuros se, ao iniciar suas atividades, elas já tenham pesquisado se é possível utilizar o nome que elas pretendem utilizar como marca. Um nome pode ser lindo em um primeiro momento, mas se ele já está registrado para outra empresa você mais cedo ou mais tarde terá que trocá-lo e nesse momento vai ver todo o investimento que fez em mídia e promoção da “marca” indo pelo ralo.

proteção da marcaEntendeu a importância?

Imagina você ter uma empresa e cria uma determinada marca. Você contrata uma agência de publicidade, faz material de divulgação, faz site na internet, faz propaganda pra ir ao rádio, faz o seu cartão de visitas e aí, alguns meses depois, chega pelo correio uma notificação que você não pode utilizar aquele nome e que levará multa se assim o continuar fazendo. Não dá né!

Clique no link e Faça uma busca no site do INPI para verificar se a sua marca já está registrada

O objetivo aqui é mais chamar a atenção para o assunto do que propriamente explicar o passo a passo de como fazer. Se você “largar no google” algo sobre o assunto com certeza vai aparecer anúncios de empresas que te guiam por esse processo. O importante aqui é convencê-lo que, no futuro, a marca da sua empresa pode valer mais do que a empresa em si. Acho que vale a pena protegê-la né?

Deixe um comentário