E o futuro dos Investimentos no Brasil?

ImagemHá pouco mais de um ano atrás eu elogiei a Presidente Dilma pelo plano espetacular que ela havia montado para desburocratizar o penoso processo de investimentos na infra-estrutura brasileira. Como todos devem saber e perceber no dia a dia estamos atrasadíssimos no que diz respeito a rodovias, portos e aeroportos. A ideia da presidente era repassar para a iniciativa privada a tarefa que sucessivos governos não tem conseguido: proporcionar uma infra estrutura decente para que o país possa crescer como sonha.

Ideia ótima, execução péssima.

Como aquele vizinho mesquinho que não pode ver o outro ganhar um pouco de dinheiro, setores do governo não concordam com as taxas de retorno que os investidores pedem e a queda de braço já coloca em risco os leilões. Basta ver os inúmeros trechos de rodovias com ZERO investidores interessados.

E aí eu pergunto: como o Governo acha que alguma empresa vai colocar em risco 30 anos de contrato por uma remuneração que não consideram interessante?

Não estamos na Alemanha ou nos Estados Unidos, onde a segurança dos contratos é unanimidade. Estamos no Brasil, um país que recém entrou na “Renda Média” e já se acha o todo poderoso do mundo. Esse “custo” é colocado na conta e 7% ao ano não é um número que vai atrair investidores estrangeiros.

A Dilma não tem culpa nessa história. Ela, mais do que ninguém, queria que portos e aeroportos já estivessem nas mãos privadas onde o investimento não precisa ser dividido entre políticos de todas as instâncias. No entanto, ela precisa utilizar sua força política que possui sendo presidente e fazer esse negócio funcionar.

Chega de tanta enrolação! Se o Plano era bom, por que ainda não está funcionado?

Chega desse papo furado idealista partidário e o car@#$&! O Brasil precisa de estradas, portos e aeroportos condizentes com o seu tamanho. O Brasil precisa ser, definitivamente, MAIOR que os políticos que o governam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s