As semelhanças de Eike Batista e o Governo Dilma

Alguns dias após o modelo de negócios do empresário Eike Batista mostrar-se insuficiente para provar tudo o que ele prometeu comecei a pensar nas semelhanças que o dono das Empresas X possui com o atual Governo Federal.

Imagem

Eike Batista é o empresário mais mentiroso que esse país já viu. Nas últimas matérias publicadas sobre o tema ficou claro que faltou muita humildade nas expectativas que ele criava para o futuro das suas empresas, sem contar na falta de responsabilidade que o seu grupo demonstrou ao inundar o mercado financeiro com notícias sem fundamento/comprovação real (para não dizer falsas).

É claro que a imprensa e os próprios investidores tiveram uma parcela de culpa nessa história. Até alguns meses atrás Eike Batista era idolatrado e virou herói nacional, com capas de revistas e inúmeras pessoas acreditando no dinheiro fácil que suas empresas poderiam criar. Poucos eram realistas e viam as falhas do modelo. Um deles, meu amigo Renan, era um dos que diziam para os corretores: “Em empresa do Eike eu não invisto!”. Nessas horas eu fico imaginando o que o corretor pensava quando o Renan falava isso. Hoje eu gostaria de saber quanto dinheiro ele perdeu em nome dos seus clientes com as promissoras Empresas X.

Já o Governo Dilma é uma mistura de incompetência com mentiras e escândalos (que já vem de outros tempos). Não é de hoje que o Brasil precisa de Reformas importantes para que possa sustentar o crescimento que precisa, mas o tratamento que Brasília tem dado a essa questão é decepcionante. Para resumir: não avançamos nada em relação às Reformas Trabalhista, Tributária e Política que tanto precisamos.

No que diz respeito aos escândalos, não é de hoje que nosso país é a “terra prometida” da corrupção. Independentemente dos partidos, nosso país sempre mostrou sua face mais podre com golpes em todas as esferas de poder. No entanto, o tratamento que se tem dado é, no mínimo, discutível.

O que isso tem a ver com Eike Batista? Bem, parece que os dois tiveram aula com os mesmos “marqueteiros” no que diz respeito a como desvirtuar a realidade. Dilma anunciou um plano de investimentos em infra-estrutura há mais de um ano que nem sequer saiu do papel. A Reforma Política, tão aclamada pelos protestos, não é mais notícia e parece até que saiu da “Agenda Positiva”.

Ela e o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, vem a público todos os dias afirmar que o Brasil vai crescer e que a Inflação está sob controle, quando até o menos informado sabe que essa informação não tem fundamento. O Mercado não acredita mais em nenhum dos dois e os inúmeros fracassos em conter a alta do Dólar é uma prova disso.

Tanto o empresário Eike Batista quanto Dilma devem urgentemente entender que é preciso trabalhar muito para que os resultados possam acontecer. O tempo em que bastava ir para a TV anunciar algum projeto grandioso acabou. Agora chegou a hora de começar a cumprir as promessas.

O Mercado mostrou a Eike o que acontece quando não se cumpre as promessas. Será que a Sociedade vai reagir da mesma forma quando  o assunto é política?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s