Endividamento dos Brasileiros chega a 44,52% da renda

As notícias sobre o “endividamento dos brasileiros” já se tornaram normais nos jornais econômicos e com certeza é um tópico importante a ser analisado continuamente pelos Governos. A verdade é que o Brasileiro nunca esteve tão endividado quanto agora, embora isso não seja necessariamente ruim. (veja matéria da Exame).

O acesso ao crédito, que até tempos atrás era escasso e muito caro, transformou nossa sociedade nos últimos dez anos e propiciou à chamada “nova classe média” o sonho de realizar desejos que há muito vinham sendo reprimidos.

No entanto, um fator deve ser analisado com muito cuidado. Embora os economistas costumem comparar o nosso nível de endividamento com outros países desenvolvidos e constatar que ainda temos espaço para crescer, é muito perigoso o TIPO DE ENDIVIDAMENTO que os brasileiros estão se submetendo.

Estamos comprometendo grande parte da nossa renda com “contas ruins”, ou seja, prestações que possuem juros muito altos, como Cheque Especial, Cartão de Crédito e as famosas “casas bahia”. Para que isso não seja realmente um problema o desemprego precisa ficar no patamar que está e as pessoas precisam diminuir essa exposição às contas ruins, optando por poupar e comprar à vista ou então acessar linhas de crédito mais competitivas.

Indivíduos, Empresas e Governos precisam ficar de olho nesse indicador. Muito da nossa desaceleração econômica é fruto da falta de fôlego das famílias em manter um ritmo de consumo aquecido como 2 ou 3 anos atrás.

Anúncios

Um comentário sobre “Endividamento dos Brasileiros chega a 44,52% da renda

  1. Pingback: Brasil: o que fazer para sair do lugar? | blog do zanatta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s