O fantasma de 2012

Já que o calendário brasileiro começa tecnicamente HOJE resolvi falar de coisa séria denovo…

—————–

Para quem vem acompanhando as notícias econômicas do Brasil 2013 começou muito mal.

O PIB de 2012 que era para ter crescido em torno de 3,5% deve fechar em míseros 1% e as mensagens que o Governo de Dilma vem passando ao mercado mostram que não é só no PIB que fomos mal.

A maracutaia que o Governo teve que fazer para demonstrar que atingiu os objetivos que havia se proposto a cumprir em 2012 é fácil de ser percebida até para quem não entende muito de economia.

Imagem

Elas são do mal e forjar estatísticas econômicas é com elas!

Forjar números, criar receitas que não existem e esconder vultuosas despesas parece ter sido o desafio diária da Presidente Dilma no último trimestre, uma clara demonstração que o exemplo argentino de gestão econômica pode estar fazendo escola America Latina afora…

É triste constatar uma realidade como essa. 2012 não foi um ano bom para ninguém e assumir que os objetivos inicialmente propostos não foram atingidos não seria problema algum. Pelo contrário: passaria a mensagem de que as contas do Governo são corretas e que no próximo período ele trabalharia mais para atingir as metas.

Ao invés disso, como bem disse J.R Guzzo em sua coluna na Exame (23/01/2013, pági 59), Dilma insiste em estar sempre certa e no final, para os que entenderam, ficou a mensagem de que o Governo fracassou e depois mentiu. Matou e depois ocultou o cadáver com seus números e peripécias.

Como eu falei 2013 não começou bem, mas ainda tem muita coisa pra rolar. Resta saber se nesse ano os erros do passado serão corrigidos ou se repetiremos o fiasco de 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s