As Olimpíadas e suas Fábricas de Atletas

A Olimpíada nos faz perceber como é interessante o fato de que alguns países sempre serão superiores aos demais quando se trata de Esportes.

É fato! Enquanto os países com tradição nos esportes criam condições permanentes para o desenvolvimento dos jovens atletas, países como o Brasil precisam torcer para nascer um Cesar Cielo. Nesse momento todos vibram e choram com as medalhas, principalmente porque sabem que levará tempo para surgir outro igual.

Enquanto isso, nos Estados Unidos as crianças são continuamente expostas a uma estrutura que convida as pessoas a praticarem esportes de ponta (não vou entrar no mérito de que grande parte da população é obesa, o ponto aqui é outro). Ou seja, quando uma criança sonha em ser um nadador profissional ele vai ter uma estrutura de ponta a sua disposição.

Provavelmente ele vai nadar pela sua escola e participar de competições até os 17 anos. Ao longo desse tempo ele terá professores com habilidades técnicas incontestáveis para ensiná-lo como ser um atleta de sucesso. Quando estiver saindo do Colégio ele vai ganhar uma Bolsa de Estudos em uma Universidade para continuar nadando e, se ele realmente se dedicar, vai chegar a competições internacionais ou até uma Olimpíada.

Alguns podem pensar que estou exagerando. Afinal, o Brasil possui uma série de exemplos de atletas bem sucedidos. Volto a dizer: é PURA SORTE! Ou melhor, é a persistência desses jovens atletas que com muito esforço conseguiram vencer todos os obstáculos que a falta de incentivo ao esporte cria no nosso país. Desta forma, enquanto nos Estados Unidades temos dezenas de jovens nas piscinas aptos a serem nadadores profissionais no Brasil temos apenas alguns aventureiros…

Não sei se os investimentos em esporte devem vir antes dos investimentos em saneamento básico, por exemplo, mas acredito que poderíamos estar fazendo mais pelos nossos atletas. Desta forma não ficaríamos falando 4 anos sobre uma olimpíada na qual não ficaremos nem entre os 10 primeiros…

Vídeo incrível! Um retrato do que os nossos atletas precisam enfrentar todos os dias!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s