A Missão da Revista Exame para salvar o Brasil

De todas as publicações brasileiras, na minha opinião, a Revista Exame é aquela que mais se importa com o cenário econômico brasileiro e, sem dúvida, a entidade que mais pesquisa alternativas para que o nosso país de fato comece a caminhar rumo ao desenvolvimento.

É por esta opinião que eu não me surpreendi com a matéria de capa da última edição da Revista (09-03-2011), na qual, mais uma vez, ela joga na cara daqueles que acreditam que o Brasil já está num nível aceitável de desenvolvimento todos os problemas que ainda enfrentamos, dia após dia, pela falta de vontade das entidades públicas em transformar nossa Nação em um verdadeiro pólo de competitividade global.

Não adianta. Não é às custas de riquezas naturais e uma população no auge do seu poder de consumo que conseguiremos competir com países como Japão, Estados Unidos, União Européia, China… e segue a lista…Cláudia Vassalo fala com muita propriedade quando enfatiza o seguinte aspecto:

Um país não herda sua capacidade de competir…A capacidade de competir de um país é uma maniferstação de vontade, uma construção obsessiva, a opção de um povo.”

É tão óbvio que deve ser por isso que Governos começam e terminam sem perceber que Desenvolvimento = atacar as fraquezas + reforçar as vantagens. Qualquer análise SWOT ilustra isso, qualquer empresa faz isso, só o Governo que não…

É ridículo: ocupamos o 58º lugar no Ranking de Competitividade Global, oneramos nossas empresas com uma carga tributária e um peso absurdo das leis trabalhistas e, ainda por cima, deixamos as contas públicas nas mãos de pessoas completamente desqualificadas “que além de gastar muito ainda gastam mal”, como comentou Cláudia Vassalo.

Faço a seguinte pergunta: eu estou falando alguma novidade?

Eu duvido que alguém nunca tenha falado que essas barreiras impedem o nosso país de ser a pintura que estamos sendo levados a crer que o Brasil está virando.

ESTAMOS LONGE! Alcançamos avanços incríveis, mas não podemos acreditar que isso é suficiente. Mais uma vez: competitividade não é herança!

Anúncios

Um comentário sobre “A Missão da Revista Exame para salvar o Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s