A hora da Execução

A edição da Revista HSM Management (nov-dez 2010) traz a discussão sobre um dos assuntos que mais me chamam a atenção nestes últimos tempos: a Execução das estratégias. Muito se fala em inovação, redes de cooperação, mas algumas vezes esquecemos que por trás de tudo isso precisamos de profissionais gabaritados que estejam capacitados e dispostos a executar o que se propõe.

Para Ram Charam, especialista no assunto, o difícil não é criar uma estratégia brilhante, mas sim encontrar um ambiente e pessoas dispostas a colocá-la em prática de modo satisfatório. Isso significa dizer que na maioria das vezes pensamos de modo inverso: primeiro pensamos a estratégia e depois buscamos na empresa condições para executá-la, atitude esta que tem se mostrado equivocada.

O grande problema ao formular estratégias neste modelo é que você pode estar deixando de levar em consideração ingredientes que, na prática, determinam se a organização tem capacidade ou não de executá-las. Por exemplo: se você não possuir uma visão clara sobre o terreno no qual você está competindo e quais as pessoas que você dispõe para executar a estratégia você corre o risco de cair no vazio, não conseguindo transformar em ação tudo aquilo que foi previamente planejado.

É por este motivo que as organizações estão, aos poucos, entendendo que antes de montar uma estratégia mirabolante elas precisam preparar as pessoas que serão responsáveis em executá-las. Prepará-las, neste caso, significa estabelecer uma cultura que promova o comprometimento das pessoas e que valorize (com incentivos) aqueles que geram resultados.

O que resta disso tudo é a certeza de que o planejamento e a estratégia precisam incorporar um pouco “da prática” para que seus resultados sejam satisfatórios. Como disse Florencia Lafuente na Revista HSM, “sobram exemplos de organizações de alto potencial lideradas por executivos inteligentes que fracassaram porque falharam na implementação da estratégia” (página 75)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s