Administrando o tempo (quando ele está bem curto)

Os  últimos dias têm sido bem complicados. Quando a gente quer abraçar o mundo e tentar fazer um monte de coisas ao mesmo tempo corre-se o risco de não faze-las como gostaríamos, e aí aqueles questionamentos começam a chegar…

  • será que eu sou bom mesmo?
  • é muita coisa ou sou eu que não consigo me organizar?
  • como eu vou fazer para entregar toda essa lista de tarefas?

O que mais me incomoda em situações como essa é saber que tem gente contando com a qualidade do seu trabalho, mas que na correria por tentar acabar tudo no prazo correto os resultados podem não ser exatamente aqueles imaginados. Esse sentimento de que você está “decepcionando” alguém é sim o pior de todos.

Foi por causa desses acontecimentos que eu resolvi pensar um pouco sobre como eu poderia amenizar essa situação. A velha história de dar prioridade para as coisas importantes é o primeiro passo, mas além disso acredito que a mudança em algumas atitudes pode ajudar:

  • Tome conhecimento do que precisa ser feito: como você vai priorizar alguma coisa se você nem sabe que ela existe? Organize todas as atividades que você precisa fazer.
  • Divida as tarefas muito complexas em atividades menores: se você escrever “Criar Painel de Operações” na sua lista esse item nunca vai sair dali. “Quebre” essa atividade em diversas partes e faça uma a uma. O sentimento que o “negócio está andando” faz bem e nos ajuda a continuar.
  • Foco Total: é legal conversar e bater papo com os colegas, mas existem momentos adequados para isso. A concentração multiplica a qualidade do trabalho.
  • Delegue! O ato de repassar parte das suas atividades para alguém pode ser encarado como algo bom, mas pode se tornar um pesadelo se as coisas não andarem da maneira correta. Certifique-se que o trabalho está sendo bem executado porque, no limite, você é o responsável pelo resultado final.

Por fim, situações como essa servem como uma importante lição e nos trazem experiências importantes, além de dar um boom na nossa curva de aprendizado. No entanto, é bom se preparar para as ondas fortes porque senão a água te deixa na praia…

Anúncios

Um comentário sobre “Administrando o tempo (quando ele está bem curto)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s