Diamante Gaúcho: ainda falta muito

Há algum tempo eu escrevi um post baseado em uma matéria da Revista Exame que tratava do “Quadrilátero Paulista”, uma região no estado de São Paulo que possui características de primeiro mundo e que tornou-se um dos pólos econômicos do país pela moderna infraestrutura que possui.

A partir daquele texto eu busquei adaptar a ideia para o Rio Grande do Sul, tentando encontrar no mapa do estado a região que poderia tornar-se uma novo exemplo de quadrilátero. Para minha surpresa, o que encontrei foi uma figura com 5 lados, que me lembrou o formato de um Diamante.

Daí surgiu o título para a região: Diamante Gaúcho! Nos primeiros textos eu procurei dar exemplos das características que tornavam esta região a mais importante do Estado, mas agora percebo que eu cometi um equívoco ao considerá-la um “novo quadrilátero”.

De fato, há inúmeras características que tornam a região importante, mas os problemas básicos que ela apresenta tornam difícil o seu crescimento. Daí, surgiu-me a ideia de investigar quais seriam os principais gargalos que impedem a região de crescer e se desenvolver e assim, já na próxima semana, vou começar a postar sobre os problemas que devem ser resolvidos se a região realmente deseja tornar-se referência nacional e internacional.

Ideias são sempre bem vindas, até porque é impossível eu conhecer os problemas de cada região. Aos poucos cada um pode dar a sua contribuição para resolvermos, de forma simples, os problemas que ainda emperram o nosso crescimento.

Matérias relacionadas:

Um comentário sobre “Diamante Gaúcho: ainda falta muito

  1. Pingback: Gargalos do Diamante Gaúcho – BR 386 « blog do zanatta

Deixe um comentário

