a função da Universidade (I)

Durante a faculdade, especialmente às vésperas da entrega do trabalho final que põe fim a um ciclo de aproximadamente 5 anos, é comum encontrar estudantes enfurecidos com a maneira como a faculdade foi apresentada ou então, para simplificar o exemplo, com as regras que precisam ser seguidas para o desenvolvimento do Trabalho Final.

Ontem, antes de começar a discussão sobre o assunto, interrompi o meu colega e falei que o MSN não era o local mais apropriado para uma discussão desse tipo, mas talvez esse blog sirva para expor algumas das malformuladas ideias deste autor que vos fala.

Antes de qualquer coisa, acredito que as pessoas confundem CURSO TÉCNICO com o objetivo das Universidades e é por isso que se revoltam tanto.

As pessoas reclamam que precisam estudar matérias “que nada tem a ver com o seu curso”, mas se esquecem que estão em um ambiente que não visa apenas formar um profissional especializado. A Universidade, ao meu ver, é o lugar onde indivíduos tomam consciência de coisas que vão muito além de um simples Balanço Patrimonial ou dos 4P´s do Marketing (utilizando o exemplo do curso de Administração).

Para mim, a Universidade é um local propício para que a Ciência aconteça. Um local onde diferentes ideias são capazes de criar coisas novas e essas, por consequência, alterarem comportamentos. Utópico? Talvez, mas essa ideia é bem mais aceitável do que aquela que crê na capacidade de um curso de dois anos formar alguém capaz de formular algo realmente inovador.

O fato é que, antes de reclamarem de normas científicas os alunos deveriam realmente entender o que eles estão procurando. Se o estudante deseja uma formação específica, que o ensine a utilizar as ferramentas financeiras ou as de marketing, por exemplo, ele está buscando um Curso Técnico e não uma Universidade.

Não se pode culpar a Universidade por não oferecer aquilo que o Aluno deseja, mas sim alinhar previamente as expectativas para que os egressos não sejam tão insatisfeitos, ao pensar que “gastaram” 5 anos estudando algo que não precisavam.

Isso aqui vai dar mais discussão, mas vamos limitar o assunto por aqui.
Anúncios

Um comentário sobre “a função da Universidade (I)

  1. Concordo com tudo. Infelizmente, muitos cursos, inclusive da UFRGS, não parecem exigir muito mais dos alunos do que presença em aula.

    Aproveito para citar Paulo Francis, para quem “a função da universidade é criar elites, e não dar diplomas a pés-rapados” (e posso falar tranquilamente, já que sou um pé-rapado). 😉

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s