lidando com Expectativas

ponto_interrogacaoAs expectativas estão presentes nos aspectos mais banais do nosso dia. Elas podem se apresentar perto do almoço, por exemplo, quando você começa a imaginar a possível comida predileta que sua mãe pode estar preparando. Chegará um momento (o almoço) no qual você vai finalmente verificar se a comida é, ou não, a desejada, restando apenas duas possibilidades: SIM, era a comida que eu queria; NÃO, não era…

Neste caso, você não terá grandes problemas porque esse fato não vai interferir na sua trajetória de vida, mas nem sempre é assim.

As pessoas vivem de expectativas: Será que vou passar no vestibular? Será que vão me chamar para a vaga? Será que vou ser promovido? Será que ela está realmente afim de mim? Será que vou passar no teste? Será…? Será…? Será…? Não é difícil encontrar exemplos de situações como essas e é por isso que trabalhar internamente as expectativas é algo que pode se tornar complicado. Isso ocorre porque diversas vezes fechamos nossos olhos para a segunda opção que, normalmente, é a parte não desejada.

Foca-se toda a energia no “SIM”,

esquecendo que o “Não” também faz parte do processo.

Ainda não raciocinei sobre qual é a melhor opção. Acho que a regra do 80/20 poderia se encaixar nessa história: coloque 80% da sua energia na expectativa positiva, mas tenha em mente (sem se demostivar, claro) que nem sempre as coisas são possíveis.

Acho que assim você consegue ir com tudo para batalha e ainda ter um escudo, para que o tombo não seja desprotegido caso o Sim não venha…

PS: esse texto está longe de ser definitivo… com certeza preciso pensar melhor sobre isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s