rabiscos sobre a cultura das organizações

É incrível como as empresas podem ser diferentes umas das outras. Cada uma possui um modo de operar dentro do mercado que não necessariamente é melhor do que o outro, já que ambos funcionam… Onde está a diferença então?

De uns tempos para cá pude perceber que a diferença entre as empresas não é baseada apenas no mercado no qual ela compete, mas principalmente na cultura que cada uma escolheu pra si. Analisar a cultura de uma organização, portanto, é tirar uma fotografia sobre o modo como a organização lida com a sua “gente”.

É fácil perceber diferenças de culturas: A rede de lojas Quero-Quero é diferente da Casas Bahia, mas não necessariamente deixa de ter lucro por causa disso. Simplesmente as duas empresas trabalham de modos diferentes. Parto do pressuposto de que não existe cultura “boa” ou “ruim”, mas sim pessoas adaptadas ou não ao modelo que a empresa possui.

Nestes casos, torna-se necessário afirmar que é mais fácil o indivíduo trocar de organização do que a organização trocar a sua cultura. É uma espécie de conselho…Cada um deve perceber quais são as suas características e encontrar a empresa com a qual se identifique. Nessa história ganham os dois: o indivíduo, que terá suas aspirações entendidas pela companhia; e a empresa, que terá funcionários alinhados de acordo com o que pensa estar correto.

Dito desta forma parece simples, mas é notório a dificuldade que os indivíduos e as empresas possuem para encontrarem seus “pares ideiais”. Não há como eliminar as chances de erro, mas o autoconhecimento é o primeiro passo para evitar equívocos. Entender quem eu sou como empresa/individuo é o passo fundamental na escolha de nosso “parceiro profissional”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s