Mochilão Europa: Praga > Cracóvia (Aushwitz) – 10/06

Quando eu imaginei o Mochilão havia descartado visitar a Cracóvia (e o campo de concentração de Aushwitz) porque sairia da rota. No entanto, no hostel em Praga eu conheci 3 brasileiras que estavam indo para lá e resolvi topei o convite de ir junto. Diminuí uma noite em Praga e às 23 horas do dia 9 de junho eu estava embarcando em mais um Night Train que nos levaria até a Cracóvia (Polônia).

A viagem foi uma odisséia. No trem não havia camas e tivemos que viajar sentados mesmo. No trem encontramos um grupo de 8 goianos que também se dirigiam para visitar a cidade o que transformou a viagem em praticamente uma conferência. Chegamos em Cracóvia por volta das 6 horas da manhã e nos dirigimos ao hostel que as meninas haviam reservado para elas. Meu plano era de visitar o campo e em seguida tomar outro trem para dar sequência à viagem.

Por volta das 8 horas da manhã estávamos na estação rodoviária tentando encontrar alguma forma de explicar para o atendente que gostaríamos de um ticket para Aushwitz, que ficava em torno de 1 hora dali.

Ao chegar ao Campo de Concentração de Aushwitz pude ver com meus próprios olhos o que nenhuma aula de história seria capaz de ensinar. As cercas, os “alojamentos”, o trilho de trem que trazia de todas as partes da Europa os milhões de presos que morreram ali… uma câmera de gás ainda permanece, revelando o horror que Hitler e seus seguidores proporcionaram há menos de um século atrás.

Passamos o dia entre os Campos I e II, visitando os memoriais que cada país montou para homenagear aqueles que lutaram contra aquele pesadelo.

Ao retornar para Cracóvia fui com as meninas até o Hostel delas para pegar a minha mochila e voltar para a Estação de Trem. Tive que decidir, naquela hora, qual seria o próximo destino. Dentre as poucas possibilidades decidi por Viena, capital da Áustria. Vou pegar mais um Night Train e chegar lá amanhã, dia 11 de junho. Curtam as fotos!

4 comentários sobre “Mochilão Europa: Praga > Cracóvia (Aushwitz) – 10/06

  1. Olá, tudo bem?

    Estarei em Praga em dezembro, e quero muito ir para Cracóvia/Auschwitz antes de seguir para Berlim.

    Gostaria de saber quanto custou o trem q pegou de Praga para Cracóvia. E quanto tempo durou, qual a estacao e etc.

    Nao terei muito tempo, por isso a ideia eh passar mesmo um dia e meio mais ou menos em cracovia…

    O que me recomenda?

    Agradco desde já,
    Pamela

  2. Meu filho está indo de Praga para Cracóvia, hoje à noite. Quanto custa a passagem de trem? Eles conseguem dormir na viagem? Angela

  3. Eu gostaria de saber onde comprar a passagem de trem de Praga para Cracóvia.. estamos indo em desembro, mas com dificuldade de encontrar esse trecho,a passgem de avião está muito caro.
    Obrigada,
    Sandra

Deixe um comentário

