Mochilão Europa: Amsterdam > Berlim – 05/06

Ontem, às 22 horas (de Amsterdam) peguei o primeiro trem noturno do meu mochilão. Eu ouvia muitas histórias, de gente que havia sido assaltada nesses trens durante a noite e confesso que até estava preocupado, mas depois que deitei na minha “cama”, no “terceiro andar” do vagão relaxei.

Cheguei em Berlim por volta das 5 horas da manhã, mas já estava claro. A cidade, no entanto, estava completamente vazia. A paisagem chegou a espantar, porque nunca pensei ver uma metrópole simplesmente parada, sem niguém na rua, nenhum carro, NADA!

Depois que saí da Estação tomei o caminho errado e quando dei por conta estava longe pra xuxu do hostel que eu havia reservado. Lá ia eu, com uma mochila enorme, pesada, caminhando pela antiga sede do governo Nazista.

Quando finalmente achei o hostel (por volta das 6 da manhã) fiquei sabendo que o check-in era feito só às 14 horas. Imagina isso! Enfim, deixei minha bagagem guardada ali mesmo, tomei um café da manhã reforçado e fui caminhar. Eu sabia que perderia o dia se ficasse por ali e os dois dias que eu tinha em Berlim não poderiam ser desperdiçados.

Berlim é uma cidade incrível. É uma cidade fundamental pra quem deseja ter uma visão de como as últimas décadas foram importantes para a humanidade. É real, os nazistas realmente existiram e por aquelas ruas Hitler destruiu a vida de milhões de pessoas. Aos arredores da cidade existe aquele que foi um dos primeiros campos de concentração, que não pude deixar de visitar. Um pouco do que vi pode ser visto nas fotos que selecionei.

9 comentários sobre “Mochilão Europa: Amsterdam > Berlim – 05/06

  1. Oi Rafael, tdo bem?
    Qual foi o trem que vc pegou de Amsterdam para Berlin? se vc comprou pela net, me passa o site, por favor?
    obrigado
    Guilherme

  2. Estou com a mesma pergunta do Guilherme!
    Preciso pegar um trem noturno de AMS para Berlim em 4 de outubro (domingo a noite). tenho pesquisado e só vejo na faixa de 120 euros. É isso mesmo?
    Obrigado

  3. Olá Rafael! Estou tentando desenhar o roteiro de um mochilao pela europa… sou so tipo de mochilao que dorme em hostel e come cachorro quente (bem, mochilao é isso, mas tem gente que desvirtua a prática heheh). Eu ainda não tenho nada traçado, mas algumas cidades como Praga e Berlim com certeza estarão no meu roteiro. E coincidentemente você relata essas duas cidades. Você teria alguma dica, ou até mesmo a sua programaçao (um diário de viagem) com datas, transporte, comida, preços, etc.. sempre tive receio da Europa pelo custo de vida (alimentação, etc), mas pelo q andei vendo sobre Praga, as coisas não são tão assim. Bem, ficaria grato se puder disponibilizar informações sobre sua trip! Valeu.

  4. hmm… repetindo as perguntas acima: onde encontro informações sobre este trem que vc se deslocou de Masterdam para Berlim? Vc tem valores? Obrigada, abs

  5. To indo pra Amsterdam esse fim de ano e tbm gostaria de saber qual trem vc pegou pra Berlim, o preço e talz!!!
    Valeu!
    bju

Deixe um comentário

