Movimento Blog Voluntário – Quando a ideia não vem

Nos dias 24, 25 e 26 de Abril ocorre a segunda etapa do Movimento Blog Voluntário. Minha ideia não é criar nenhum tipo de tutorial sobre a internet, mas sim promover uma pequena discussão sobre o “ato” de escrever neste tipo de mídia. Segue o primeiro post!
por Rafael Zanatta

Antes de escrever pode-se destacar os pontos principais

Antes de escrever pode-se destacar os pontos principais

Muitas pessoas que iniciam um blog sentem-se euforicamente empolgadas com a possibilidade de expressar as ideias que antes eram discutidas apenas entre amigos ou em ambientes de estudo/trabalho. Com o passar do tempo, porém, todos os planos de produzir semanalmente 3 ou mais posts começam a ser revistos porque as ideias que antes pareciam brotar de tudo quanto é lugar simplesmente secaram.

Quando este fenômeno acontece (e acredito que seja entre 1 a 6 meses de vida de um blog) as pessoas tendem a desistir do projeto, justamente quando ele está na fase de “se mostrar ao mundo”, digamos assim.

O que fazer quando isso ocorre?

O processo de criação varia de uma pessoa para outra, mas para mim é fato que nossas conclusões vem dos resultados de nossas observações a respeito do que acontece. Assim, deve-se ter em mente que as ideias são resultado do “nosso ponto de vista” aliado à nossa “percepção do ambiente”. Ao juntar esses dois fatores criamos um ambiente criativo muito poderoso que, sem dúvida nenhuma, não nos deixa ficar uma semana sem pelo menos um post.

Abaixo algumas dicas finais:

  • Qual a sua opinião sobre a leitura que você realizou? Concorda?
  • Você estava no ônibus, como meu amigo Rafinha, e foi questionada sobre algo. Essa experiência não merece um comentário?
  • Seu professor apresentou uma ideia sensacional sobre determinado assunto. Não vale a pena reproduzir essa ideia e fazer com que mais pessoas tenham conhecimento dela?

Essas e muitas outras são oportunidades para driblar “a falta de ideias” que todo blogueiro se queixa. Pense um pouco! Se você prestasse atenção em tudo que acontece por aí dava pra escrever muito mais!

Se eu escrevo sobre futebol eu preciso assistir a jogos para poder fazer minhas análises, ler notícias dos clubes para saber como eles estão. Da mesma forma, se o propósito do blog é falar sobre economia, administração, não adianta pensar que você vai utiliza-lo para propor suas maravilhosas teorias de bar. Elas servem para uma dúzia de posts, não mais do que isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s