Etnografia vale a pena?

Você está pesquisando sobre seus clientes corretamente?
por Rafael Zanatta

O principal objetivo não é validar, mas sim INSPIRAR a descoberta de "hábitos escondidos"

O principal objetivo não é validar, mas sim INSPIRAR a descoberta de "hábitos escondidos"

Li recentemente uma reportagem sobre uma forma de pesquisa de mercado que começa a tornar-se comum: a Etnografia. A ideia parece-me interessante principalmente porque ela consegue perceber aspectos que uma pesquisa quantitativa ou mesmo um focus group não consegue. Isso se dá, basicamente, porque ao saber que está sendo entrevistado o indivíduo muitas vezes não expressa realmente o que pensa sobre o assunto.

Esse tipo de pesquisa utiliza um método de ação que se insere no contexto natural onde o objeto de estudo se apresenta. Ou seja, um observador busca identificar os comportamentos e necessidades dos consumidores exatamente no local onde o consumo acontece. Assim, se uma padaria deseja conhecer o perfil de seus clientes ela não vai estruturar um questionário e sair distribuindo um a um, mas sim buscar entender como os indivíduos/consumidores se comportam. Esta análise precisa ser, no entanto, ser realizada por pesquisadores que tenham conhecimento em antropologia ou psicologia para proporcionar resultados satisfatórios.

Não vou entrar em detalhes técnico sobre esse método, até porque nem tenho embasamento para isso, mas acredito que as empresas podem tirar grande proveito deste tipo de pesquisa. Ele pode ser interessante para que a empresa inspire-se e busque satisfazer necessidades que muitas vezes nem os clientes sabem que existem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s