Engrenagens do dia-a-dia (parte 1)

Quero atrever-me a discutir um pouco sobre qual tipo de profissional cada um quer ser
por Rafael Zanatta

ser ou não ser?

ser ou não ser?

Um fato interessante que é possível perceber nos dias de hoje é a busca, por parte das empresas, de “engrenagens” que se adaptem facilmente aos seus processos. Problemas antigos, com certa solução já encontrada, perpetuam-se porque o foco de análise sofreu uma grave alteração: não se quer entender e resolver a causa do problema, mas sim encontrar alguma “peça” na “prateleira do mercado” que saiba simplesmente aplicar a velha solução testada e comprovada. Qual a causa desta realidade?

Uma possível resposta seja o PREÇO. Sabe-se o preço e o processo necessário para remediar determinada situação que você já sabe que acontecerá. Por outro lado, descobrir a origem e buscar uma nova solução que o transponha pode ser muito oneroso ($$$ e tempo) ou desgastante, porque normalmente os problemas existem em cadeia e o desejo de consertar um implica em remodelar todo o processo. Daí uma constatação óbvia: contratam-se engrenagens e os velhos problemas permanecem resolvidos.

No entanto, o questionamento que fica é: uma empresa pode se dar ao luxo de possuir só engrenagens? É possível manter-se no mercado utilizando somente estas ferramentas?

Para mim a resposta é óbvia. Grandes empresas estão engessadas em modelos de negócios que aparentemente dão certo pelo seu volume, não pela sua eficiência. Dada esta constatação, poderia se dizer que empresas que investem apenas neste tipo de profissional estão fadadas à falência e irão simplesmente deixar de existir porque não conseguirão mais responder às necessidades do mercado.

Pense a respeito! Vou continuar essa discussão num post futuro! 😉

Anúncios

Um comentário sobre “Engrenagens do dia-a-dia (parte 1)

  1. Pingback: Engrenagens do dia-a-dia (parte 2) « blog do zanatta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s