Percepções a respeito do ambiente empresarial

Conhecer a legislação tributária do país é mais do que uma vantagem, é uma obrigação se você quiser sobreviver
por Rafael Zanatta

se vira com tudo isso!

se vira com tudo isso!

Desde que eu assinei a Revista Exame não me lembro de ter visto uma edição que não expusesse de forma contundente a maneira como o ambiente brasileiro vem tornando-se INÓSPITO para a prática de negócios. Na última (25/03/2009), quatro páginas elucidam como os tributos transformaram-se no pesadelo de qualquer empresário ou executivo a frente de uma empresa.

Se o problema fosse apenas a ALTA taxa de impostos os brasileiros agradeceriam. O impressionante é que além de pagar um imposto equivalente a países como o Reino Unido e Alemanha os empresários brasileiros precisam dar um jeito de entender as mais de 3.200 normas diferentes que vigoram no país e organizarem-se no calendário de pagamentos (que para variar não é nada lógico).

Nessas horas eu me pergunto: Como algum ser consegue acreditar que o Brasil é um país que propicia condições necessárias para abertura de negócios?

Alguns dados:

– 70% do lucro das empresas vai para os cofres do Governo
– 2.600 horas, em média, é o que gasta uma empresa para preencher papeladas e calcular impostos
– O Brasil é PIOR que Rússia, China, Índia, Bangladesh, Egito e Azerbaijão.

montar uma empresa aqui, segundo o Banco Mundial, é mais fácil que no Brasil

montar uma empresa aqui, segundo o Banco Mundial, é mais fácil que no Brasil

AZERBAIJÃO!!! Algum de vocês sabe onde fica isso?

É por isso que eu fico p$%£ quando alguém me diz que o Brasil está crescendo, ganhando status mundial como uma importante nação e bla bla bla. Bullshit!!! Esses dias mesmo eu vi o nosso vice-presidente enfatizando que o Brasil hoje tem prestígio internacional, esquecendo-se porém de comentar que estamos perdendo competitividade em diversos setores por pura falta de vontade política.

Não adianta eu ficar estendendo muito a conversa porque senão ninguém vai ler. Espero que o recado esteja dado. Está mais do que na hora de elegermos representantes que trarão um ambiente mais sadio para a prática de negócios se quisermos manter nossos empregos. Da minha parte, vou utilizar esse espaço sempre que perceber essas verdades inadmissíveis!

Deixe um comentário

