A “Inovação” está BOMBANDO

Bem que meu professor avisou, no primeiro dia de aula, que o tema da disciplina que estudaríamos ao longo deste semestre é sensacional
por Rafael Zanatta

É correto dizer que grande parte do meu mergulho no tema “inovação” nestas últimas semanas, conforme o Rafinha mesmo comentou, é decorrente das excelentes aulas que estou tendo na faculdade a respeito do tema. No entanto, esse fato por si só não justifica a quantidade de leituras que eu venho realizando a esse respeito.

velocidadeO tema “inovação”, conforme eu comentei no twitter esses dias, está em tudo que vocês possam imaginar. E quando eu digo isso eu não estou me referindo à crise que exige mudanças no comportamento das empresas para que possam sair ainda mais fortalecidas e todo o bla bla bla que todo mundo está dizendo para manter os executivos animados. Isso é apenas um ingrediente dessa bola de neve que está tomando proporções gigantescas. O fato é que, com crise ou sem crise, estamos sendo colocados diante de uma realidade que na qual o ciclo de vida dos produtos (e negócios) estão diminuindo a uma velocidade jamais vista.

Apenas para exemplificar, antigamente passava-se uma geração inteira e o “negócio da família” ainda estava lá, firme e forte. Hoje, quando o filho resolve assumir, não é mais possível manter o mesmo modelo de negócios e se não houver uma “quebra de ruptura” constante a tendência é que, mais dia ou menos dia, essa empresa feche as portas.

Por isso eu gostaria que todos vocês prestassem muita atenção ao que está ocorrendo. Nós não estamos sendo preparados para isso, mas certamente seremos cobrados. É preciso deixar de lado os velhos cases e perceber que a realidade é outra: mais rápida, mais exigente, e sem dúvida nenhuma sem paciência para aturar aqueles que não entenderem como vai funcionar esta nova dinâmica daqui pra frente.

LEIA MAIS:

2 comentários sobre “A “Inovação” está BOMBANDO

  1. Pingback: Engrenagens do dia-a-dia (parte 2) « blog do zanatta
  2. Pingback: Quando o menos arriscado tem mais possibilidade de dar errado « blog do zanatta

Deixe um comentário

