Será o Encontro do G20 uma piada de 1o de Abril???

O mundo vai focar seus olhos de maneira atenta para os resultados do Encontro do G20, que começa amanhã na cidade de Londres. Este, de forma especial, será sem dúvida nenhuma um dos eventos mais importantes para todas as nações do mundo, tendo em vista que importantes decisões DEVEM ser realizadas por lá se o objetivo for realmente trabalhar.

Minha principal preocupação nesta fase da crise é a maneira como os países estão interpretando a ideia de “proteger sua economia”. O protecionismo voltou a ser o grande vilão da história e se os líderes não voltarem de Londres com acordos devidamente regularizados o Mundo pode sofrer consequências graves. Uma matéria no site The Economist explica muito bem a situação: não estamos mais em um momento no qual “fechar as fronteiras” é algo positivo. Muito pelo contrário! O processo de globalização que vivemos nas últimas décadas fez com que o protecionismo fosse algo impensável, no sentido de levar a cada país uma parte do processo produtivo. Neste sentido, quando você corta um elo da cadeia, você perde competitividade.

O Brasil foi um dos poucos países que rejeitou medidas protecionistas quando o Governo tentou fazê-las. Seria um tiro no pé porque as indústrias brasileiras dependem de produtos estrangeiros para manter-se ativa, fato este que o próprio site enfatizou como um exemplo a ser seguido.

Desta forma, resta-nos torcer para que tudo dê certo e que este encontro não seja apenas mais uma piada de 1o de abril.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s