A influência da cultura em nossas decisões

As empresas passam a observar mais um ponto na hora de selecionar os candidatos. Você está pronto?
por Rafael Zanatta

hora de aprender coisas diferentes

hora de aprender coisas diferentes

Há alguns dias eu e o Rafinha entramos numa discussão que levou horas e, aparentemente, não tirou a gente do lugar. Estávamos falando sobre CULTURA e a maneira como ela torna as pessoas “mais ou menos interessantes”, digamos assim. A conclusão que chegamos (aparentemente) é que as pessoas devem investir sempre que puderem em cultura porque ela será a porta de entrada para uma vida menos bitolada nos aspectos simplistas de cada dia. Mais do que isso, o aprendizado realizado por prazer em um assunto que chama a atenção normalmente abre portas para uma vida social mais interessante, já que a pessoa tende a conhecer pessoas com gostos parecidos e cultivar discussões que aprofundam ainda mais o tema e de quebra podem trazer bons amigos.

Eis que, lendo um artigo de Luiz Carlos Cabrera, percebo que todo aquele nosso bla bla bla de cultura está mais próximo do dia-a-dia que imaginamos. Nas palavras do professor: “… é o nível cultural que melhora a capacidade de diagnóstico, de entender rapidamente contextos complexos e de fazer julgamentos”. Bem, note que agora a cultura não é mais apenas necessária para fazer amigos ou conseguir ter um ponto de vista em uma discussão. O nível cultural agora influencia a sua capacidade de tomar decisões e as empresas passarão a buscar pessoas que satisfaçam essa condição.

Enfim, se você achava que aquele quadro não possuía significado nenhum ou se aquele museu era apenas uma obra de arquitetura no meio da cidade é melhor começar a mudar esses paradigmas. A partir de agora existe um novo ingrediente em nossos currículos que vai chamar a atenção!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s