A virtude para perdurar o sucesso

O segundo post que trago relacionado ao livro de Maquiavel busca relacionar como a virtude pode fazer com que o trabalho seja recompensado.

“Aqueles que, como os que mencionei, fazem-se príncipes mercê da suas virtudes conquistam com dificuldade os seus principados, mas com facilidade os podem conservar”

sucessoO que de fato devemos perceber é que a facilidade em se chegar a uma posição pode, muitas vezes, ser um impedimento para que o sucesso possa ser alcançado. Maquiavel falava de príncipes que chegavam ao poder através da hereditariedade e assim ocorre no Brasil, principalmente no interior do RS. É incrível perceber como as empresas familiares dominam o mercado e crescer nelas, infelizmente, é sempre muito difícil porque sempre existe a barreira do “filho que vai virar dono”. Desta forma, temos o desmerecimento do trabalho por parte dos colaboradores, que mais cedo ou mais tarde percebem que os seus esforços serão quase que em vão, tendo em vista que o posto almejado possivelmente já possui dono.

As pessoas, por conseqüência desta interpretação, buscam locais para trabalhar onde é possível crescer, mesmo que esse crescimento não seja da noite para o dia. Trabalhadores perspicazes entendem que o trabalho traz resultados no longo prazo e que a continuidade do empenho faz com que eles, ao alcançar o posto pretendido, tenham naturalidade para tratar das questões e perdurar o seu sucesso.

É com essa ideia que eu busquei interpretar o trecho. Não se deve valorizar com tamanha entonação o sucesso que veio da sorte de uma jogada bem sucedida. Devemos ter clara a idéia de que tantas empresas são precocemente enterradas porque esperam que a sorte seja a guia do seu sucesso. Por outro lado, empresários que percebem que um caminho um pouco mais longo e baseado em cuidados permanentes terão o sucesso de suas empreitadas, porque entenderam que mais do que uma boa idéia ou um pai dando-lhe abrigo, é preciso ter competência para que o sucesso do passado possa ser transformado em alicerces para o futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s