A importância de flexibilizar

Mais um! Mais um texto que eu escrevi lá pelo final de janeiro, quando os acordos entre as empresas estavam começando a ser feitos devido os reflexos da crise. Mesmo assim serve como reflexão.

Os reflexos da crise que assola a economia mundial já são fatos consumados em todos os cantos do Brasil. Embora alguns setores não estejam sofrendo tanto, a maioria vive dias de expectativa esperando por pacotes, indicadores ou cortes de juros. Enquanto a realidade não muda algumas empresas resolveram “partir pra cima” e evitar que os resultados sejam irremediáveis: elas estão buscando, em parceria com seus empregados, flexibilizar.

A flexibilização, para os sindicatos, tem pior significado que “demissão”. Isso porque, para manter os seus princípios de burros e guerreiros eles até suportam uma demissão coletiva, mas ter de aceitar um acordo entre funcionários e empresas é algo impensável. Mesmo diante desta realidade os funcionários, principalmente os ligados ao setor metalúrgico, estão sendo sensatos e tomam a decisão correta ao aceitar diminuir a jornada de trabalho e consequentemente manterem os seus empregos.

O fato é que não acho correto que apenas a empresa pague por uma situação externa e, neste caso, a flexibilização mostra que funcionários e empresas podem aguentar juntos a maré baixa dos negócios e, a medida que se recupera o fôlego econômico, voltarem a trabalhar nos antigos critérios. Ganham as empresas, que mantém funcionários treinados. Ganham os funcionários, que embora tenham uma diminuição momentânea na sua renda, mantém seus empregos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s