A importância da credibilidade

Normalmente as pessoas procuram justificar o sucesso de algum projeto pela qualidade pela qual ele foi elaborado. Com base nesta prerrogativa, as tentativas frustradas de alguns empreendedores são julgadas de uma maneira equivocada, confundindo o insucesso com incompetência ou falta de determinação.

No entanto, para que um projeto possa ser desenvolvido e gerar os frutos desejados é preciso muito mais do que apenas competência por parte dos seus organizadores. A credibilidade, por conseqüência, passa a ser um dos elementos fundamentais para que o sucesso seja alcançado porque é uma variável sob avaliação externa. Os empreendedores podem criar ferramentas que instiguem a credibilidade, mas somente a aceitação do público e dos envolvidos indiretamente é que vai determinar se o projeto vai seguir adiante ou não.

A idéia de discutir sobre o tema “credibilidade” partiu de algumas observações que eu tenho feito de um período para cá. Nesse tempo percebi que projetos, mesmo sem fundamentos concretos, podem ser incrivelmente impulsionados com a aceitação e consequente transferência de credibilidade por parte das pessoas.

O Esporte Clube Lajeadense reformulou sua presidência e agora planeja o seu centenário, que acontecerá em 2011. Até aí nenhuma novidade. No entanto, desta vez não é apenas uma nova figura na presidência e um conselho deliberativo imaginando o time ideal para quem sabe beliscar o título. Estamos vivenciando um novo momento no Florestal, no qual a sociedade vê nas ações de Giovanela um novo futuro para um clube que teve a sua imagem desgastada com o passar dos anos, vítima de administrações egoístas e sem a visão do todo. Imaginavam que o simples fato de abrir os portões e contratar meia dúzia de atletas era suficiente para fazer futebol, esquecendo-se de prestar contas à sociedade, que desejava o sucesso do clube tanto quanto eles.

Nesta nova fase, na qual Nilson e Everton se engajaram na busca por um Lajeadense novamente imponente dentro do estado do Rio Grande do Sul é possível perceber que as bases estão sólidas e que a credibilidade, fruto da confiança que a sociedade deposita no trabalho de todos que estão à frente deste audacioso projeto está em alta. Este fator não irá, por si só, trazer o sucesso que o Clube merece. No entanto, será fundamental para que o trabalho das pessoas que aceitaram o desafio de torná-lo real seja levado adiante. O futebol é resultado de um esforço coletivo em torno de uma causa comum. Esta lição os envolvidos no projeto já entenderam. A sociedade, a partir de agora, será o combustível para que essa mudança torne-se realmente realidade.

Anúncios

2 comentários sobre “A importância da credibilidade

  1. Pingback: credibilidade.net » Blog Archive » A importância da credibilidade
  2. Pingback: Lajeadense: desse jeito vai? « blog do zanatta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s