O Diamante Gaúcho

Em uma matéria recente da Revista EXAME que eu resumi em artigo publicado aqui foi ilustrada a situação de uma região de SP que abriga uma realidade econômica exemplar para o nosso país. A região é referência em vários setores e o fato de ser única é o único ponto negativo nessa história toda.Partindo desta idéia eu resolvi imaginar como seria estruturada uma região como essa no estado do Rio Grande do Sul. Inicialmente tratei de eleger as cidades mais importantes e traçá-las no mapa. Desta forma, a região seria formada por cinco extremidades, sendo elas: Rio Grande, Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Maria.

diamante_gaucho_rs

O que percebemos é que a região compreende basicamente o centro econômico do Estado. É nesta região que se concentram as maiores indústrias e por onde escoa a maior parte da produção agropecuária e industrial. O ensino é impulsionado pelas dezenas de Centros Universitários e Universidades e o grande potencial para navegação é impulsionado pela Laguna dos Patos e pelos rios que se ligam a ela.

Com essa breve introdução eu pretendo dar início a uma série de posts que vai apontar porque esta região demarcada é tão importante para o Estado e quais são alguns dos motivos para que o desenvolvimento não seja ainda mais presente. A primeira idéia eu já deixo registrada: a região possui muito potencial e é bem servida de diversos fatores fundamentais para o progresso. No entanto, o fato de não haver pesados investimentos públicos faz com que o crescimento não seja impulsionado da maneira que deveria e cria um cenário onde a infra-estrutura está completamente desarrumada, com portos inoperantes e estradas esburacadas quando deveriam, no mínimo, estarem duplicadas.

O primeiro desafio é levantar as questões relacionadas à educação!

Anúncios

5 comentários sobre “O Diamante Gaúcho

  1. Sim, teríamos um potencial enorme em desenvolvimento, mas sob o meu ponto de vista a maior e primordial dificuldade resume-se na última frase.. falta de incentivo e investimentos em educação!!!
    Ps: ficou show o mapa ilustrativo..

  2. Pingback: Diamante Gaúcho - Características do ensino superior « blog do zanatta
  3. Pingback: Diamante Gaúcho: ainda falta muito « blog do zanatta
  4. Pingback: Gargalos do Diamante Gaúcho – BR 386 « blog do zanatta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s