Qual o valor que você atribui aos seus medos?

A crise mundial financeira que vem causando estragos pelo mundo inteiro é algo que me intriga. Por causa disso é um dos temas mais pesquisados e lidos por este que vos fala na tentativa de entender o porquê de todo esse caos. Ao confrontar o que aprendo nas aulas de macroeconomia com opiniões de especialistas percebo que o negócio está mais feio do que muitos poderiam crer e, a meu ver, ainda vai piorar mais um pouquinho.

Não vou entrar em detalhes econômicos da questão, até porque existem especialistas muito mais gabaritados do que eu para serem apreciados. No entanto, não poderia deixar de comentar a entrevista do filósofo francês Luc Ferry. Cheguei à sua entrevista através do Rafinha Spengler e, embora o texto não verse sobre crises ou economia em si, traz uma idéia fundamental que para mim é o centro de todas as incertezas que estamos vivendo. Ao falar sobre os medos cotidianos que a sociedade está criando ele afirma: Qualquer ameaça, como o terrorismo, o aquecimento global ou a gripe aviária, desperta uma neurose global. A angústia que essa histeria causa individualmente é mais prejudicial do que a ameaça a que ela se contrapõe.

Analise esta frase sob a ótica dos mercados financeiros. O temor criado e o barulho feito com cada resultado negativo que se apresenta está tornando-se muito maior do que as medidas positivas que os governos estão tomando. Isso, no entanto, não significa que as medidas são insuficientes ou que os maus resultados são superiores às medidas. É o medo que toma conta dos investidores o principal motivo para que o processo de reestruturação seja mais lento e enquanto a mentalidade deles não se modificar amargaremos mais dias de penúria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s